Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

by - 03:29:00

O Oceano no Fim do Caminho é um livro do Neil Gaiman, já falamos desse autor aqui no Blog, nesse post, e confesso que por mais que eu tenha gostado da oratória e das obras adaptadas para o cinema, nunca havia lido nenhum livro do autor, mas já adianto, não me decepcionou nem um pouco! 

O Oceano no Fim do Caminho, publicado pela Editora Intrínseca em 2013, contendo 208 páginas é um livro de aventura, ação, fantasia e te transporta para a leveza da imaginação infantil.

O narrador e protagonista já adulto -sem nome revelado, o que me fez trata-lo como Neil todo tempo, já que é uma obra que contém casos reais e faz parecer que realmente foi a infância dele- volta ao lugar onde passou boa parte da infância para um funeral, daí decide visitar a casa onde morou, e mais a frente, a casa de uma velha amiga (a única) que ficava no fim do caminho, era a casa de Lettie Hempstock, que morava ali com sua mãe e avó. Chegando lá encontra apenas uma das mulheres e vai até ao lago que sua amiga costumava chamar de Oceano, meio confuso por estar ali, começa a lembrar de coisas do passado que estavam esquecidas bem no fundo. 

"- Nada nunca é igual. - Respondeu ela.- Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando ou se revolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos." 

Agora nosso protagonista tem sete anos, vive em seu mundo particular e mora com os pais e sua irmã, que após dificuldades financeiras decidem alugar o seu quarto para um estrangeiro, que rouba o carro da família e comete suicídio dentro dele, isso foi o estopim para liberar a um ser sombrio o acesso ao mundo e faz com que a história se revele fantasiosa e assustadora.

"- Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões... "

Nesse momento, o garotinho se vê seguro apenas na fazenda Hempstock, junto de sua amiga Lettie, sua maior protetora, e passam o livro todo lutando contra essa criatura que colocou sua família em perigo. Coisas misteriosas e extraordinárias aconteciam e cada vez era mais difícil derrotar o ser sobrenatural, pois todos estavam encantados pela bela criatura, e só o garotinho e as Hempstock tinham a noção do perigo em questão, isso nos rende muita ação e emoção durante a leitura. 

"- Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."

A história é realmente um furacão de lembranças infantis, onde existe uma linha tênue entre a fantasia e realidade e te faz mergulhar num oceano fantástico de situações e sentimentos de um garoto de 7 anos, solitário, amante de livros, inteligente e muito fofo.

O livro era pra ter sido um conto para sua sortuda esposa, Amanda Palmer, e quando se deu conta, Neil tinha um romance em suas mãos. Podemos perceber tamanha amizade e lealdade entre os meninos, e ao se aproximar do protagonista percebemos as raízes de seus medos, nada é infundado, há sempre algo por trás, nenhuma fantasia é criada do nada. 

Esse é meu primeiro livro do autor e fui muito feliz com ele, um livro pequeno, que me manteve presa a história em casa página, leitura rápida, gostosa e encantadora, com certeza recomendo a todos, mesmo com algumas pontas soltas, se entreguem e deixem a memória e a criança em você se deliciarem com a leitura. 

Já leram algo de Neil? Tem algum livro pra recomendar? Conheciam essa obra? Deixem aí nos comentários...
Beijos, Iaiá




You May Also Like

26 COMENTÁRIOS

  1. Amei a resenha! <3
    Deu até vontade de ler esse livro!
    Beijos princesa!

    http://www.blogdakah.tk

    ResponderExcluir
  2. Uau amei a resenha!
    Ainda não conhecia o livro mas fiquei super curiosa para ler!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada... Leia sim e me diz o que achou dos.. Bjs

      Excluir
  3. Só em ler a resenha já dá uma vontade incontrolável de ler, sabia? Nunca tinha ouvido falar desse livro, nem do autor, mas adorei porque como você mesmo falou fica entre a fantasia e a realidade, o que torna a história totalmente envolvente! Já quero muito ler!

    ~ http://www.umdiarioquasenormal.com =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com seu comentário :)
      É exatamente isso, a história é muito envolvente pela dúvida que ela traz...
      Leia e dps me conte! Bjs

      Excluir
  4. Que resenha PERFEITA! Muito bem escrita mesmo! Me deu muita vontade de ler apesar de não gostar de nada que dê pelo menos um pingo de medo (mente fértil e criativa a noite).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada :) de verdade!
      Haahah melhor superar esse medo antes então kkkk bjss

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. A ilustração do seu blog é muito fofa ♥♥♥
    Vou lhe confessar uma coisa, eu não sou de julgar um livro pela capa, mas esse eu compraria sem nem se quer ler a sinopse do livro, essa capa é muito linda! Eu não conhecia nem o autor, nem a historia, mas já gostei. E essa frase "Livros eram mais confiáveis que pessoas." me matou ♥ Parabéns pela resenha!
    Beijão, Iarima!

    http://1momentoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sara, :) mas um segredinho aq, tô pensando em mudar pelo menos a logo, não em breve, mas irei...
      Sim, capa é demais! Fico feliz em te apresentar o Neil :) essa frase é super real msm...
      Muito obrigada 💜💜💜 volte sempre, bjss

      Excluir
  7. Não parece ser um livro que me interesse, não senti curiosidade pela história ou identificação com o personagem :/ Sua resenha está bem produzida, parabéns!
    Beijos!

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena... Mas livros são assim msm, tem que haver identificação...
      Mas muito obrigada!
      Bjs

      Excluir
  8. Adorei a resenha e com certeza tá na minha lista de desejos, amo ler e esse livro me parece ser muito bom.
    Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Isso, compre e devore, é realmente bom...
      Bjs

      Excluir
  9. Simplesmente amo, filmes e livros que que tem essa pitada de viagem no tempo que nos levam a refletir ocasiões da infância que muito influenciam no que somos hoje. Sua resenha foi maravilhosa, despertou meu interesse pelo livro instantaneamente porque adoro histórias com esse teor e você deu um tempero genial...Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fiquei feliz demais com o comentário... Que bom que te interessou dessa forma... Assim que ler me conte :)
      Brigadao, flor. Bjss

      Excluir
  10. Parabéns pela dedicação as resenhas, admiro muito. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem :) Já vi várias resenhas sobre esse livro, todas sempre elogiando. Comprei esse livro, mas acredita que ainda não li... preciso reservar um tempo para lê-lo. Ótima resenha. Beijos, Érika <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter uma capa incrível para decoração, hahaa, ele merece ser lido, arrume um tempinho e dps me diz o que achou... Muito obrigada, bjj

      Excluir
  12. Parece muito bom e o que ele diz é um fato "livros são melhores que pessoas."

    ResponderExcluir
  13. Nossa que dica boa, eu não conhecia livro nem o autor..Mas já gostei livros que nos faz viajar no tempo e esquecer o momento presente por um pequeno momento que seja..Lindona gostaria de deixar aqui uma dica, é sobre uma plataforma de divulgação para bloggers no Brasil muito interessante.. Esta dividida por grupos e cada grupo se ajuda entre todos fazendo nossos post chegar a mais pessoas..Dá uma olhada vale muito a pena..Bjuss
    www.feedhi.com
    https://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e em podr lhe apresentar Neil... Muito obrigada.
      PD deixar que quando der eu dou uma passada lá! Bjss

      Excluir