Método para Resolver seus Problemas

by - 13:22:00

Acredito que todos nós em algum momento da vida passamos por alguma dificuldade e enchemos nossa cabeça com coisas, apesar de sempre parecer impossível e que nosso problema é maior que dos outros, há sempre uma solução, basta apenas colocar os pensamentos em ordem e mãos na massa.
Pensando nisso, lembrei de uma metodologia que aprendi na faculdade, é um método de análise de empresas, que tem o intuito de torna-las mais eficientes e corrigir suas deficiências. Achei incrível e super funcional, pensei, por que não aplica-lo em nossa vida pessoal?!

O método se chama SWOT, que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Mas o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português. 
Se baseia no seguinte, quatro quadrados iguais e em cada um são registrados fatores positivos e negativos.

Deve-se preencher cada quadrante com o maior número de informações possíveis para desenvolver soluções eficazes e representativas.

Matriz FOFA

Bom, tentarei explicar de forma simples e adaptada para o preenchimento pessoal, então vamos lá.
Em FORÇAS, serão colocadas aquilo que você considera bom em você e para você e que é controlável por você. Alguns exemplos são:

1- O que você faz bem;
2- Suas características geralmente mais elogiadas;
3- Experiencias que você possui;

São inúmeras as forças que nós podemos ter, basta focar no mais importante e trabalhar nisso, ver como melhorar e no que essas forças podem nos ajudar!
Pode ser sua vontade de aprender algo novo.

FRAQUEZAS, esses elementos são internos e atrapalham o seu desenvolvimento pessoal, ou seja, estão sob nosso controle e precisamos colocar em ordem para criar um plano de ação. Exemplo: 

1- O que você procrastina durante o dia?
2- O que você não se sente confiante em fazer?
3- Existe alguma característica pessoal que pode te atrapalhar? (Por exemplo, precisar falar em público e ser muito tímido)

Assim, com seu quadrinho de fraquezas preenchido, você pode fazer uma análise fria e organizada e criar pontos direcionais para resolver esses problemas internos, como por exemplo, buscar cursos ou treinamento para se acostumar a falar em público.
Perceba a vergonhosidade do catiorro.

OPORTUNIDADES, são situações externas que podem afetar positivamente sua vida, não estão em seu controle mas existe uma chance de acontecerem. Por exemplo:

1- Pode surgir um novo curso;
2- Poderá surgir uma nova tecnologia;
3- Pode surgir uma parceria nova;

As oportunidades são como sonhos, "nossa, se isso acontecer vai ser muito bom". Mesmo não estando em nossas mãos, vale estar sempre preparado caso alguma surja, como uma parceria para o blog, é sempre bom que ele esteja atualizado, com bom conteúdo, organizado e uma "cara" bonita para que possíveis parcerias aconteçam. 
Aberto à novas "parcerias".

Por fim, as AMEAÇAS, elas são externas à nossa vida, não podemos comanda-las e existem a fim de nos prejudicar. Mesmo sabendo que não temos total controle, vale a pena se precaver. Exemplo:

1- Plágio no conteúdo que cria;
2- Muitos competidores em sua área;
3- Pode surgir um gasto extra inesperado;

São medos que nos cercam sobre o que pode acontecer, então vale pensar, mesmo que por alto, maneiras de driblar essas situações, como por exemplo, juntar uma grana extra sem destino certo para ela.
Preparado para o combate.

Bom, após utilizar a matriz FOFA, podemos usar suas respostas para criar um plano de ação eficiente, com o intuito de resolver o que for mais grave e urgente e se aperfeiçoar no que se tem de melhor
Apesar das imagens de brincadeira, o objetivo deste método é que você pontue essas áreas e assim facilite pensar em soluções e formas de melhorar o que se propôs a mudar e/ou planejar.

Não existe uma fórmula mágica para deixar a vida perfeita (se existir me conta aí), mas sabemos que sempre que há um certo planejamento as coisas tendem a dar certo... Espero que gostem da dica e que seja útil para vocês.

Beijos, Iaiá.

You May Also Like

28 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Iaiá! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse método e só pela imagem da matriz eu já achei a ideia bacana, depois que li toda a explicação vi que é realmente válido e que eu preciso colocar isto em prática urgente!
    Parabéns pelo post, ficou super completo e foi muito útil para mim! Ah, e esses bebês e cachorrinhos me encantaram demaaais, muita fofura para um post só <3 Adorei!

    Beijinhos!
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi florzinha, joia e vc?
      Que bom que te apresentei o método e gostou.. fico feliz de verdade e espero que te ajude!
      Muito obrigada, hahaha super fofos ne?! Beijão <3

      Excluir
  2. Ótimo método. Sendo bastante honesto consigo mesmo, talvez seja bastante eficiente para assuntos particulares também!!!

    Beijinhos e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, precisa ser muito honesto para que de certo.. bjss, até

      Excluir
  3. Olá Iaia! ^^
    Menina, amei esse método, achei super funcional! Faço psicologia (me formo esse ano, se tudo der certo, hehe) e eu adoro esquemas práticos e objetivos pra mudanças de comportamentos, problemas que possam ser resolvidos de uma forma bem rápida e eficiente! Essa semana estou tendo um problema bem grandão, e vou tentar testar esse modelo e te falo se funcionar, pode ser? :)

    Parabéns pelo blog!
    Beijinhos,
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarinha!
      ahahah que bom que gostou, e vai dar certo sim sua formatura :) isso, tenta sim e me fala!
      Muito obrigada, flor... beijos

      Excluir
  4. Bom dia!! Acho que o mais importante é não deixar a vida te derrubar e caso derrube, não fique no chão! A vida pode ser dura as vezes, mas também nos oferece momentos únicos e maravilhosos! Desistir, jamais. Achei muito bom esse método, beijos da Nat.

    www.imcitadin.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, ainda nao conhecia o método, mas achei muito interessante a forma como você colocou e explicou, vou tentar por em prática.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus!! Adorei o post, de verdade!!
    Muito boa a explicação, agora é só eu colocar em prática, não é mesmo? rsrs
    Bjss <3

    www.lekamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahh muito obrigada! isso, coloca sim e me conta... bjs

      Excluir
  7. Caramba, que incrível! Adorei esse quadrinho, deve funcionar muito, com certeza testarei. Poucos percebem o quão importante é esse planejamento e vontade de mudar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou... isso, teste sim! vdd, concordo plenamente. bjss

      Excluir
  8. ameiiiiii seu post <3, só não sei se vou dar conta de colocar em pratica

    ResponderExcluir
  9. Olá! Bem legal seu post. É uma maneira bem interessante de se tentar resolver os problemas e organizar algumas coisas na vida. Gostei bastante!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Exatamente! o mais difícil é você se acalmar. Depois disso tudo se resolve. Ficamos mais desesperados com a perspectiva do problema, não com ele em si. Método bastante promissor.

    www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O meu TCC do técnico consistia na criação de uma empresa virtual, tivemos que fazer a análise SWOT dela. Nunca tinha pensado em aplicar na vida pessoal, nossa essa é uma ótima ideia. Vou aproveitar e fazer também uma hora dessas *-* Anotar as coisas é muito bom pra se organizar e tentar melhorar.

    Beijos!

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haaha que bacana!
      poxa, que bom que gostou, faz sim! verdade, viu?! bjss

      Excluir
  12. Olá Iarima, tudo bem?
    Também aprendi sobre o método SWOT na faculdade e acho que ele pode nos ajudar muito. Fazendo uma autoanálise da nossa personalidade dessa forma, é possível melhorar muitos aspectos e, dessa forma, permite o nosso crescimento e amadurecimento.
    Esse exercício vale a pena ser feito.
    Adorei o post. ♥
    Beijos :*

    http://midnight-skies.esy.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gaby, tudo e c vc?
      Verdade, concordo plenamente, flor...
      Muito obrigada. Bjss

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir